CÂMARA DE VEREADORES DE FELIPE GUERRA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA ‘PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO’

O prefeito reeleito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, disse que o objetivo da segunda gestão dele é lutar em Brasília para conseguir os recursos para fazer o saneamento básico da cidade, assim como dar destino ambientalmente correto ao lixo do município.
A área urbana de Felipe Guerra está localizada nas margens do rio Apodi/Mossoró, e é uma exigência nacional de que estas cidades tenham saneamento básico e trate adequadamente os seus resíduos sólidos. “Num primeiro momento, tive que organizar o município e agora vamos avançar”, diz o gestor.

O objetivo do prefeito é também um pleito da população de Felipe Guerra. “É uma cobrança que temos na Câmara Municipal que até agora não foi possível atender, mas acredito que de agora em diante pode acontecer”, destaca o vereador Ubiraci Pascoal.
Nesta quarta-feira, 25, a prefeitura de Felipe Guerra realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal, ocasião em que se debateu os prejuízos causados do ponto de vista ambiental e também de saúde por não exister ainda a estrutura de saneamento básico.
O prefeito Haroldo Ferreira disse que reconhece a necessidade do saneamento, pois, segundo ele, para cada um real investido em saneamento são cinco economizados em custos com saúde. “Aposta nossa é melhorar a saúde da população”.
“Além do mais, os esgotos sendo despejados no Rio Apodi/Mossoró, sem tratamento adequado, o que gera um prejuízo ambiental muito ruim para a Felipe Guerra”, acrescenta o prefeito Haroldo Ferreira, explicando que, no entanto, trata-se de uma obra cara.
“Não tá dando para fazer com recursos próprios, é preciso fazer um projeto, levar para a Fundação Nacional de Saúde e pleitear junto aos deputados e senadores do Rio Grande do Norte para pressionar a liberação dos recursos. Não é tarefa fácil”, relata.
“Num primeiro momento do governo (2012-2016), tivemos que eleger como prioridade resolver problemas básico com saúde, com educação, aqui até a sede da prefeitura caiu. Não havia veículos ou máquinas. Não havia nada”, narra o prefeito Haroldo Ferreira.
Com relação ao saneamento, básico Haroldo Ferreira destacou que já comprou o terreno para fazer a bacia de estabilização. “A parte de infraestrutura está feita. A nossa parte já foi feita. Agora vamos buscar os recursos para fazer o saneamento básico”, garante o prefeito.
Com relação aos resíduos sólidos, o prefeito disse que o projeto do Governo do Estado com o Consórcio do Alto Oeste, feito com recursos federais, está emperrado. Ele espera que este projeto finalmente saia do papel, pois também se trata de algo muito importante, não só para Felipe Guerra, mas para todas as cidades da região.
Audiência Pública
Na tarde desta quarta-feira, 25, a prefeitura municipal realizou Audiência Pública na Câmara Municipal, com a presença da secretária de Saúde do município, para debater as questões relacionadas ao saneamento básico do município de Felipe Guerra.
F: Santana Noticias
Tecnologia do Blogger.