RADAR HOJE: PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHO D'ÁGUA DO BORGES ESTÁ REALIZANDO CAMPANHA DE CONTROLE E COMBATE A LEISHMANIOSE

RADAR HOJE: A Prefeitura de Olho D’água do Borges, através da secretaria Municipal de saúde (SMS) e Vigilância Sanitária do Município, está promovendo uma campanha de Controle e Combate a Leishmaniose (calazar).

A Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, é transmitida dos seres humanos para os animais e vice-versa, acometendo, em especial, o cão doméstico. Seu agente etiológico é o protozoário Leishmania chagasi. No Brasil é transmitida principalmente pelo mosquito palha de coloração amarelada. Os principais sintomas em humanos são febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e anemia. Pode haver aumento do volume abdominal devido ao aumento do fígado e baço. A leishmaniose é uma doença de alcance mundial                       

Já nos cães os principais sintomas são crescimento exagerado das unhas, emagrecimento, anemia, feridas e queda de pelo nas pontas das orelhas, queda de pelo ao redor dos olhos, feridas entre os dígitos, entre outros. Vale ressaltar que existem também animais assintomáticos, ou seja, podem não estar apresentando sintomas, mas são reservatórios da doença. Afirma o medico veterinário Leandro Costa.

Gilberto Dias
Tecnologia do Blogger.