PROJETO "CARAÚBAS VIGILANTE" É LANÇADO PARA A POPULAÇÃO CARAUBENSE


Na noite desta quinta-feira 09, o prefeito Juninho Alves, o vice-prefeito Paulo Brasil e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Antônio Gurgel de Brito, receberam o tenente-coronel Kleber Macedo, comandante do Centro Integrado da Segurança Pública (Ciosp), para a implantação do projeto "Caraúbas Vigilante", que irá vistoriar a cidade, a partir do monitoramento de câmeras dos estabelecimentos comerciais, residenciais e públicas. O monitoramento acontecerá a partir de um ponto base instalado no destacamento da Polícia Militar, que possibilita acompanhar o movimento das ruas e bairros da cidade.

De acordo com o tenente-coronel Kleber Macedo, o monitoramento faz parte de uma plataforma digital de primeira linha, que gera serviço de qualidade, tanto na capital e no interior. 

"Nós percebemos onde há câmera de monitoramento, o crime migra daquele local. Diante disso criamos o portal portal Ciosp, que integra câmeras do com alvo na capital e no interior. É um sistema  moderno que nos mostra o movimento em torno daquele local e quase que automaticamente os criminosos se afastam dali", explicou comandante Macedo.

O comandante disse que o projeto de vigilância para Caraúbas, foi uma recomendação da secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) Sheila Freitas, depois que participou de uma audiência pública, no dia 11 outubro deste ano.

"A secretária pretende criar um cinturão de segurança na cidade, onde a criminalidade seja combatida e o monitoramento seja peça fundamental nesse combate", destacou.

Para o comandante, com o apoio da população e dos comerciantes, é agregar valores, quando toda sociedade se junta para contribuir com a segurança pública.

"Caraúbas será a primeira cidade do interior do Estado a ter um sistema de monitoramento de câmeras, usando equipamentos particulares, ou seja, da própria população e isso vamos copiar em outras cidades", disse o tenente-coronel Macedo.

190
Durante a reunião, o comandante do Ciosp anunciou ainda a reativação do número de emergência da Polícia Militar, o 190, que poderá ser acionado de qualquer aparelho telefônico.

"Tomei conhecimento que o número de emegência 190 da PM está desativado. Tão logo retorne a Natal vou providenciar para que seja reativado e a população possa a formular queixas de forma rápida e segura", garantiu.

O comandante realizou uma exposição de como será feito o sistema de monitoramento e tirou dúvidas a respeito do assunto.

Já o prefeito Juninho Alves disse que está muito otimista com sistema de segurança que está sendo instalado e que espera com o monitoramento a população possa se sentir mais segura, uma vez que ruas e bairros estarão em contato permanente com a população.

"Estou muito confiante que as medidas da segurança pública, que aqui foram apresentadas pelo Ciosp, venham trazer melhorias para a cidade no quesito segurança. Desde já meu agradecimento a secretária Sheila Freitas e ao comandante Macedo, pela agilidade do sistema de monitoramento", concluiu Juninho Alves.

O projeto "Caraúbas Vigilante", foi apresentado a sociedade, na área de laser da loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernandes e todos que se interessarem para participar do monitoramento, devem procurar a CDL.

Participaram da reunião: prefeito Juninho Alves; o vice-prefeito Paulo Brasil e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Antônio Gurgel; comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Humberto Pimenta; tenente-coronel Kléber Macedo, comandante do Ciosp; cabo Bezerra Neto, do 12º BPM de Mossoró; tenente Júlio Batista; Ildonio José da Silva, PM-ADM; vereadores; secretários e funcionários da Prefeitura de Caraúbas; empresários: convidados e representantes da Maçonaria.
Tecnologia do Blogger.