Ciclo de conferência e oficinas marcam segundo dia de jornada pedagógica em Caraúbas


Com o tema “Educar: Partilhar saberes, fortalecendo as práticas coletivas”, foi assim que o segundo de atividades da “Semana Pedagógica” promovida pela Prefeitura de Caraúbas, RN, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto deu prosseguimento.

A programação que teve a presença dos profissionais da educação da rede pública municipal, estadual e privada, teve início com uma amostra prática de ginástica laboral com professor formado em educação física pela Ufrn, professor Alex Alves que contagiou a todos.

Em seguida deu início as conferências de abertura do evento, onde o Secretário de Educação, Francisco Antônio coordenou os trabalhos da mesa; e a primeira conferência foi discutida sobre a temática: “Que ser humano sou eu para educar? “Minhas atitudes podem transformar vidas”; e foi ministrada pela psicóloga da Ufersa/Caraúbas, Mayara Wenice Alves de Medeiros.
 A segunda conferência abordou o tema “Comunicar para incluir: Libras e a relação com o sujeito surdo”, e o ministrante foi Prof. Francisco Ebson Gomes Sousa, especialista em Letras/Libras (UFERSA), e mestrando em ensino.

E a terceira e última conferência, abordou o tema sobre os “Deveres, direitos e responsabilidades dos servidores públicos” e ficou na responsabilidade do advogado Joanilson Guedes Barbosa-Advogado, Assessor de Controle Interno da Prefeitura de Patos e professor da UFCG. Também a  Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas, Wésia Nogueira Sena, discorreu sobre esta temática e relatou diversos assuntos relacionados as políticas educacionais locais e os desafios encontrados ao longo dos anos. 

Participou do evento nesta manhã, o advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas –Sindspumc, o assessor jurídico, Dr. Lindocastro Nogueira.

O evento não deixou em nada a desejar e teve como recepção para o público o cantor Iure Moraes, no Centro de Convivência, e dentro do auditório, estava o músico saxofonista Iargo Praxedes e o maestro Jesualdo Praxedes.
Para o prefeito Juninho Alves, a semana pedagógica é esperada por todos os educadores, que colocam suas expectativas no evento, tanto em sua qualidade na recepção cultural, como também nas palestras com palestrantes convidados de qualidade e nível reconhecido. “ É muito gratificante poder escutar da boca das professoras, merendeiras, porteiros e demais profissionais que o evento foi proveitoso e inesquecível” disse o prefeito.

Após as três conferências, todos foram para as oficinas por seguimento; confira:

Público: EDUCAÇÃO INFANTIL 
Ler e contar histórias: práticas que fortalecem a rotina e o trabalho docente na Educação Infantil.
Responsáveis: Ana Geucenni Gurgel de Amorim Medeiros e  Raumízia Vieira da Costa  - Formadoras PNAIC 

Público: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS 
Estratégicas pedagógicas motivadoras tornam o processo de aquisição de leitura e escrita mais eficaz.
Responsáveis: Maria Vanusia de Oliveira                        
                         Neuma Saldanha Barreto - Formadoras PNAIC

Público: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, EJA E PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO.
Que caminhos devemos construir para tornar a aprendizagem mais significativa?
Responsáveis: Profª Mestra Jomara Dantas Pessoa 
                        Rosângela Maria Sinézio de Araújo - Formadora PNAIC

Público: GESTORES, SECRETÁRIOS E AGENTES ADMINISTRATIVOS.
Liderança e trabalho em equipe na Gestão Pública
Responsável: Antônio Tárcio de Sales Benevides- Especialista em Gestão Pública -    UERN.

Público: BIBLIOTECÁRIOS                                                                                                     
 As contribuições da Biblioteca para a promoção do hábito de leitura.  Responsáveis: Alcicleide de Almeida Targino Bezerra- Pedagoga, Especialista Psicopedagogia e em Língua Portuguesa e Matemática transdisciplinar.

Público: MERENDEIRAS, ASGs E PORTEIROS                                       
  Tema 01: Relações Humanas e Ambiente de Trabalho: funcionários motivados, equipe fortalecida.                                                                                   Responsáveis: Jéssica Lorena de Medeiros Paiva-Assistente Social do NASF.
                         Emillayne Carlos G. Ferreira- Psicóloga do NASF.

Tema 02: O amor como tempero da Alimentação Escolar, complementa o processo de aprendizagem.
Responsável: Vivia Machado dos Santos- Nutricionista
Tecnologia do Blogger.