Gerente regional da caern anuncia investimentos de mais de r$ 150 mil no sistema de abastecimento de água de Caraúbas

Em contato com o blog Caraúbas News na tarde desta quarta-feira (04), o Gerente Regional do Oeste da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Márcio Bruno Dantas, explicou os problemas de falta de água na cidade de Caraúbas e falou sobre diversos investimentos no município.

De acordo com Márcio, nos últimos 60 dias, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) investiu R$ 150 mil em novos equipamentos para o sistema de de abastecimento de água de Caraúbas. Foram trocados os quatro conjuntos motobombas dos poços que abastecem a cidade e reforço na parte elétrica que alimenta o funcionamento do sistema. 

Contudo, os últimos quinze dias ocorreram problemas operacionais em diferentes áreas do sistema de abastecimento que não podiam ser previstos. O Sistema de Caraúbas é composto por quatro poços profundos que captam água subterrânea no Sítio Igarapé. 

Para a água chegar à cidade existe uma adutora com 15 quilômetros de extensão e três Estações Elevatórias, responsáveis por bombear a água até a zona urbana. Duas bombas apresentaram problemas operacionais, em seguida foi detectada pane em uma Estação Elevatória e mais recentemente houve vazamento na adutora. As situações são independentes, mas o fato de terem ocorrido em um curto espaço de tempo prejudicaram o abastecimento dos moradores.

Por este motivo, a Caern irá suspender a cobrança da conta de água para os moradores que ficaram mais de 15 dias consecutivos sem água seguindo a norma comercial da empresa. Além disto, será iniciada nesta quinta-feira (5),  a troca de tubulação da adutora que abastece a cidade.

Caraúbas News
Tecnologia do Blogger.