VEREADORES DA SITUAÇÃO VOTAM FAVORÁVEIS E GARANTEM REAJUSTE LINEAR DO PISO PARA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.



Respeitando a harmonia entre os poderes e primando pelo debate na Casa Legislativa, sejam nas comissões ou na Plenária, os vereadores da Situação, Hamilton Bezerra, Antonio Pereira, Francisco Jacinto (Chiquito), João Maria e José Maria Alves, presidente da Câmara, votaram na última sessão ordinária, realizada no dia 21 de fevereiro do corrente, a favor no Projeto de Lei nº 003/2019, de autoria do poder executivo municipal, que trata da Atualização do Piso para Profissionais do Magistério (piso dos Professores), concedendo assim um reajuste Linear, fato inédito, para todas categorias já a partir do mês de Março.
                  
Para o Relator do Projeto encaminhado a Casa Legislativa, o Parlamentar Francisco Hamilton Bezerra (Bicudo), tudo aconteceu como determina o regimento interno e dentro do processo democrático de direito. O PL 003/2019 foi encaminhado para comissão competentes, onde a comissão se reuniu, chamou os representantes da Classe (Sindicato), ouvimos atentamente todas colocações, entre uma delas, era de retroagir o Reajuste ao mês de janeiro. Anotamos e em seguida sentamos com o prefeito Juninho Alves e sua equipe contábil, jurídica e administrativa, mostrando a referida solicitação.

 A competente equipe levou o pedido para uma melhor análise. No dia seguinte nos chamou novamente apresentando que dentro das possibilidades financeiras atuais, não poderia alterar o corpo do Projeto enviado para Câmara. E ainda segundo o Relator, o simples fato de não ouvir as recomendações de quem tem o orçamento a ser seguido em mãos (o prefeito e equipe contábil e jurídica da PMC), é no mínimo agir “de todo jeito”, e trazer prejuízo para classe e não receberem no mês de Março com o reajuste, como em épocas anteriores, onde atualização não se deu de forma linear, nem muito menos concedida logo nos primeiros meses do ano, como o prefeito Juninho nos Assegurou que pagará. Conclui suas palavras afirmando, que nunca na história do piso em nossa cidade ele foi concedido por gestor nenhum retroagindo, nem muito menos linear, como estamos fazendo agora. Dentro disso recordo do reajuste do ano de 2011, que não deram completo, e o mais grave foi o de 2012, que quiseram parcelar em oito vezes o reajuste, isso sim, podemos considerar uma vergonha.  E ao contrário só nesta gestão de 2017 até a presente data, já foram mais de 18,64% de reajuste para os profissionais do magistério.


Já os parlamentares Francisco Jacinto (Chiquito), Antônio Pereira e João Maria, afirmaram terem votado com muita responsabilidade e carinho para com os professores. Participamos de todo debate, ouvimos atentamente tudo, e nosso voto foi pela aprovação do PL 003/2019, que garante o reajuste para todos os profissionais do magistério de nossa cidade. É muito fácil dizer que dá para retroagir, porém com lei orçamentária é bem diferente, tem segui lá, para não sermos penalizado e os professores prejudicados sem ter o seu merecido reajuste. Ainda para os nobres parlamentares, suas lutas pelo bem do povo continuará, com muita dedicação e acima de tudo com responsabilidade, não querendo “jogar” para sociedade, solicitando do gestor determinadas situações sem fundamento. Reafirmamos nosso voto favorável ao piso linear para todos os professores do município de Caraúbas, que tão bem educam a todos nós.


Segundo José Maria Alves (Zeca), presidente da Casa Legislativa, tudo ocorreu seguindo parâmetros democráticos, o debate, como sempre temos feito e iremos fazer, enquanto estiver como presidente. Colocamos agilidade em todos processo, para que os professores não fossem prejudicados e para agora no mês de março terem seu reajuste depositado em seus vencimentos. Fato este diferente de gestões anteriores, que até parcelar o reajuste queriam parcelar, outros momentos o referido reajuste dado apenas no mês de agosto e outros nem completo foi, prejudicando a classe, que até em greve tiveram que entrar para terem seu direito garantido. E lembrando nunca retroagindo nem muito menos linear para todas categorias. Realidade bem diferente da vivenciada nos últimos anos de gestão, que somando os reajustes já chegamos a 18,64%, isto sim é louvável e me sinto orgulho de votar sempre a favor durante este tempo que aqui estou parlamentar. Afirmo mais uma vez fui a favor do PL 003/2019, e serei sempre, pois a educação é a base de tudo e o educador é parte importante dentro de todo processo de ensino e aprendizagem. 

Finalizo afirmando que todo projeto de lei encaminhado para este parlamento, que visa dias melhores para nossa gente, terá prioridade e será votado com responsabilidade, como foi o projeto 003/2019 aprovado, lembrando que por unanimidade, ou seja, vereadores da situação e oposição, votaram pela aprovação do mesmo. Frisou o presidente.


No tocante as eleições de 2020, os edis da situação se diz estarem tranquilos em andar pelas ruas do nosso município, pois todos são fichas limpas, não respondem nenhum processo, nem muito menos plantamos discórdia entre pessoas, com conversas infundadas de bate papo das esquinas. Porém não iremos antecipar nada, estamos em 2019, ainda temos muito a ser vivido e que com a graça de Deus vamos continuar lutando e muito pelo bem do nosso povo e da nossa terra.

Vale Lembrar, que falar em eleições agora pode até deixar transparecer campanha antecipada, e nenhum de nós, vereadores da situação desejamos problemas com a justiça, pelo contrário continuaremos mantendo a harmonia entre os poderes. Assim o momento agora e de continuar aprovando projetos como este, do reajuste linear para os professores, trazendo para nossos educadores dias melhores. Afirmaram os edis José Maria, Hamilton Bezerra, Francisco Jacinto e João Maria.     


Tecnologia do Blogger.