Talibã controla 10 capitais regionais do Afeganistão

Em menos de uma semana, o Talibã invadiu um quarto das capitais provinciais do Afeganistão em uma grande faixa de território ao norte do país. A segurança está se desfazendo mais rápido do que quase todos esperavam - com a possível exceção dos próprios talibãs.


Dez capitais de província já caíram nas mãos do grupo insurgente e, em vários casos, com resistência mínima das forças de segurança afegãs. O Talibã agora controla o território que não foi capaz de subjugar quando estava no poder entre 1996 e 2001.


A reportagem da CNN presenciou um exemplo de como a resistência está baixa entre algumas unidades do exército em visita à cidade agora destruída de Ghazni, a três horas de Cabul. Um grupo de soldados que estava sob o fogo de atiradores do Talibã simplesmente saiu correndo de sua base, fez sinal para um carro que passava e saiu.


Quando a CNN voltou à mesma base no dia seguinte, alguns soldados vestiram roupas civis, em sinal de medo do Talibã, que, na manhã de quinta-feira (12), assumiu o controle de Ghazni.



Na quarta-feira (11), vídeo da base aérea de Kunduz, no norte, mostrou muitos soldados se rendendo sem uniforme.



Volume 50%
 

CNN

Tecnologia do Blogger.